segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Bergen - Noruega

A caminho de Bergen já se pode notar as belas paisagens da costa da Noruega.  Já se pode começar a ver s fiordes também.

Ao longo do caminho entre montanhas que na maior parta do ano são cobertas pela neve, pode se ver também além dos lagos formados pelo derretimento do gelo, as casas dos esquimós.


 É muito interessante ver de perto, no meio do caminho, no meio do nada!! Com um frio de 4 graus no final do verão! Dá pra ter a sensação de como eles vivem aqui durante o inverno, ou melhor.. sobrevivem!
Estacas de madeira de quase 2m ficam na beirada da pista, para indicar o limite do asfalto quando tudo esta coberto pela neve, que as vezes quase alcança o topo dessas estacas! Para quem esta acostumado com o calor de 40 graus do Rio de Janeiro... isso é muito interessante mesmo!

 Chegando em Bergen, uma cidade muito encantadora, calma, tranquila. E com a fama de ser a mais chuvosa o país.. como sempre tivemos a grande sorte de ter um dia sem chuva, e poder fazer o city tour com frio, mas secos.

 Bergen é a segunda maior cidade da Noruega, antigamente chegou  a ser a maior, e também foi a capital do pais. Hoje conta com cerca de 1 milhão de habitantes, tem 17 mil estudantes, pois tem sua universidade.




 Bergen é a cidade natal do famoso compositor Edvard Grieg, o city tour se torna muito agradável ao som de suas famosas peças.

Edvard Grieg.

 A cidade é um polo do turismo, tanto interno como externo. Seu porto é ponto de chegada e partida de navios turísticos que fazem a rota da costa da Noruega, e ponto de partida para visitas aos lindíssimos fiordes.

Passeando a pé pela cidade pode se chegar a lugares muito bonitos e aconchegantes. Uma cidade limpa, organizada, com muitos jardins floridos.







 As casas parecem cenários, todas bem limpinhas, pintadas, coloridas parece um filme. Tudo muito bem conservado.




 Bem diferente da agitação das grandes cidades, ela é realmente muito tranquila.




 Além de todas essas características turísticas atraentes, um ponto muito interessante são as construções da antiga Liga Hanseática. Localizada na baia chamada Bryggen, essas construções hoje fazem parte do patrimônio da humanidade pela Unesco.









 Na beira da baia, encontra-se uma feira, muito típica, e que se pode encontrar também alimentos exóticos para nós acostumados com arroz e feijão!

Carne de Baleia.
 Quem vai para a feira e pode encontrar carne de baleia para comer???

 Tudo isso misturado a cultura, e ao povo tranquilo.



 E uma parada para ver a catedral católica, muito bonita com suas pinturas e vitrais.





 E retornar para a feira e saborear a comida local, preparada por Portugueses!!









 Não é todo dia que se pode provar o caviar, ainda mais quando ele é dado como cortesia!!


 Deslumbrando a vista, sentindo o clima da cidade, e convivendo com a natureza local.


Casas da Liga Hanseática

 Bergen é encantadora.