quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Cerveja!!

Abrindo um espaço no meio das viagens para falar um pouco da 3º bebida mais consumida no mundo!
Sim, ela, a cerveja. Que depois da água e do chá, diariamente é bebida, degustada e provada por milhões de pessoas em todo o mundo. As fotos não são o principal foco neste post, passam longe de boas fotos de cerveja, mas foram feitas em momentos degustação, sem muito tempo para elaborar uma boa foto, mas com tempo de sobra para saborear uma boa cerveja!


 Claro que este não é um post para fazer apologia a bebedeira, alcoolismo e consumo exagerado de bebidas alcoólicas. Sabemos o grande problema que o alcoolismo e o vício traz para o ser humano.
Por isso defendemos o consumo equilibrado, moderado de qualquer tipo de bebida. Nada de exageros. Apenas para adultos  responsáveis!! Apreciar apenas com moderação!!! Com limites. E se for dirigir, nunca beba! Nenhum gole!!
 Cerveja boa, é aquela que podemos apreciar, degustar e tentar perceber em cada gole seu gosto, textura e sabor. Beber cerveja não significa encher a cara até cair, e passar vergonha...
Quem faz isso quer mais aparecer do que realmente provar algo diferente e ter uma sensação agradável.
 A cerveja é uma das bebidas mais antigas. E normalmente sua composição vem de ingredientes selecionados, o malte, lúpulo, e algumas outras o trigo, aveia, milho, etc.




 As cervejas são classificadas quanto ao aroma, sabor, aparência, sensação na boca,força e densidade. Seus vários estilos "Old Ale" de alta fermentação e que fica pelo menos 2 anos sendo "envelhecidas" antes do consumo, com cores escuras e teor alcoólico maior que 6%

 Outro estilo é a "Larger" cerveja fermentada em temperatura mais baixa, essa tem a levedura chamada de baixa fermentação. Normalmente é clara com teor alcoólico de 3-6%, dentro dos estilos mais conhecidas são as Bock, Pilsener e a cerveja preta (schwarzbier).
 /



 Outro estilo de cerveja é a "Ale", é a cerveja maltada que usa a levedura que trabalha melhor em altas temperaturas, também conhecida como de alta fermentação, são muito populares na Grã Bretanha e Irlanda. As mais conhecidas são as "Pale Ale", "Porter" e "Stout".



 Para apreciar a cerveja com estilo, também se deve valorizar um bom copo. Existem copos para cada estilo de cerveja, que melhora para a degustação.


 Mas para ter o prazer de degustar boas cervejas, cervejas artesanais, não qualquer uma que compramos caixas e caixas de latinhas por ai não... que normalmente parece água amarga... não, para apreciar uma boa cerveja é preciso pagar um pouco mais caro. Muita gente acha que cerveja boa é cerveja importada, mas nem sempre... é claro que quando falamos de uma cerveja tipo stout.... a melhor é a irlandesa Guinness. Ou o que dizer de cervejas belgas, tchecas e alemãs... os valores são altos por causa da importação, e quanto maior o dólar e euro... mais carinho sai essa brincadeira de degustar. Mas existem muito boas cervejas artesanais brasileiras que não deixam nada a desejar perante as grandes cervejarias internacionais.
O valor caro já não é pela importação, mas pela fabricação artesanal que gera maior custos.. e nossos altos impostos. Uma vez ou outra apreciar uma boa cerveja vale a pena.
Sempre com moderação, afinal, tudo em excesso faz muito mal!! Sejam conscientes, e apreciem com moderação!.


Nenhum comentário: