terça-feira, 7 de julho de 2009

Mosteiro de S. Bento de N.S da Conceição. Rio de Janeiro.

O Mosteiro de São Bento de N.S.da Conceição surgiu aproximadamente, em 1585 , 20 anos após a fundação da cidade do Rio de Janeiro. Foi o primeiro mosteiro de São Bento construído fora da Europa.
Em 1602, a igreja passou a se chamar N.S. de Monserrat, pois como esta localizado em uma colina.Por fora arquitetura colonial, jesuítica, com poucos detalhes.Já no seu interior a riquesa de detalhes, com dois estilos diferentes Barroco e Rococó. Nesta o altar mor com um estilo barroco,o detalhe dos anjos, grandes imponentes e com expressão mais aberta e iluminada. Altar talhado em madeira, revestida de ouro, e os afrescos que ornamentam o teto, caracteristicas do barroco que não deixa o espaço vazio o "horror ao vazio".Agora a parte da nave central, que também tem um estilo Barroco.Nesta temos o detalhe do ornamento no coro, onde fica o Orgão, podemos notar as esculturas dos homens, e vemos a caracteristica do Barroco, onde a escultura em pose mais sensual, mostra o dualismo do Barroco Brasileiro entre o sacro e o profano.
Muito rica em detalhes, muitas imagens de Santos, santos estes de devoção beneditinas.Aqui Nossa Senhora da Conceição, que foia primeira padroeira deste Mosteiro.E este o tumulo de um dos benfeitores, que doaram o terreno para a construção do Mosteiro.Esta imagem de São Bento, nos jardins do Mosteiro.