quinta-feira, 27 de junho de 2013

Glasgow -Escócia

Cidade de Glasgow, fica ao Sul da Escócia, próximo a Capital Edimburg, é a terceira cidade mais populosa do Reino Unido.
Ao visitar esta cidade nos deparamos com uma linda catedral, dos tempos medievais, datada do século XV, a catedral de São Mungo é um dos lugares mais visitados.
Em estilo gótico pré-reformista, ela é exuberante  chama atenção pelos ricos detalhes. Como muitas igrejas e catedrais do Reino Unido, era católica e com a reforma protestante passou a ser administrada pela Igreja de Glasgow. 


 A construção em pedras e decoradas por diversos vitrais que simbolizam as passagens bíblicas e também os 7 pecados capitais.



 No teto todo de madeira em uma de suas naves, pode se notar toda vida de Jesus, desde seu nascimento até sua ascensão, entalhadas na madeira e pintadas, ligadas umas a outras que também mostram os milagres de Jesus.




 No seu interior tem vários altares mor, e também muitos objetos significativos que chamam atenção como os ambões em forma de pássaros.  E por todo lugar pode ser ver pequenos detalhes, desenhos, que contam as passagens bíblicas.








 No subterrâneo, a cripta onde fica os restos mortais de São Mungo, é como era no século XV. É fascinante ver. É como voltar aos tempos medievais. São Mungo foi o fundador da comunidade monástica local e seu tumulo foi lugar de peregrinação medieval durante muitos anos.












 Nela também podemos encontrar antigos "pedaços" antes das reformas, pois parte da igreja foi destruida no período da Reforma Protestante.















 Um lugar que te faz refletir, observar e pensar.






 Próximo a Catedral esta a Necropolis, ou o cemitério de Glasgow, que mais parece um grande jardim.
 Os túmulos construídos seguindo o mesmo estilo da catedral, e muitos com partes tão grandes que parecem pequenas catedrais.



 E ainda o mais interessante, com a geologia do espaço, o terreno do cemitério mais alto que o da catedral, em certos ângulos, é possível ver a torre da catedral sendo confundida com as "torres" dos túmulos.
 Como se quisessem nos mostrar que todos estão no mesmo "nivel" nesta terra. E o grande se torna pequeno e o pequeno grande. Estas neste lugar sem dúvida nenhuma te faz filosofar.










 Andando pela cidade também temos muitos outros lugares interessantes para visitar.
Outro lugar que chamo atenção aqui, é a catedral católica.


 Essa, já num estilo mais recente, mas também muito bonita e com grande iquesa de detalhes.

 A cidade é um grande centro de compras, e tem muitos bares e lojas. E para terminar um dia de caminhada e visitas, nada melhor do que sentar com amigos em um dos muitos bares e apreciar uma boa conversa e apreciar a cultura local.