sábado, 14 de junho de 2014

"Cultura e gastronomia", Oslo, Noruega


O melhor para conhecer uma cidade é ir a pé. E ainda mais ter a sorte de estar visitando no fim de semana, com sol, no inicio do outono... é ainda mais interessante. Normalmente metade do ano, é frio, escuro e difícil para nós que estamos acostumados com o calor, sair por essas ruas da capital norueguesa.



Caminhar pelo centro, perto do cais, tendo ao seu redor a prefeitura, a faculdade de direito, a pracinha, a igreja, o prédio do premio Nobel.... tudo em apenas alguns metros de distancia, torna o passeio extremamente rico culturalmente falando.




Ainda poder ter a sorte de ver a feira gastronômica!! E ainda poder provar as especiarias da Escandinávia... sem muitas vezes nem saber o que esta comendo... mas é bom!!!

A quem diga que os noruegueses são frios, e introvertidos, não foi o que vimos nessa cidade e principalmente andando por essa feira.



E quando viam os brasileiros... a alegria e o sorriso no rosto... declarando " i love Brasil". E já com um agrado e amostras grátis para degustarmos!!

Alimentos que estamos longe de ver em nossos pratos, como carne de alce, carne de baleia, foca... muitos, muitos frutos do mar de vários tipos... lá todo mundo sabe o que é caviar... já ouviu, já comeu.. e pode falar!!




Mas o mas famoso de todos não podia faltar. O bacalhau da Noruega... estava presente, em todos os stands, preparados de vários jeitos. E tivemos o prazer se provar!







Saindo da feira, ainda podemos ouvir a apresentação da banda de jovens da Faculdade de Direito de Oslo.
Cultura na praça. A lei aqui era a lei da música e da diversão. A lei da Cultura.







E uma tarde muito interessante, no país que é gelado metade do ano, mas bem receptivo e caloroso na outra metade... podemos voltar enriquecidos para o hotel. Com gostinho de quero voltar!!!