quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Museus em Oslo: Viking, Fram e Kontiki.

Os passeios mais interessantes por Oslo, ainda estava por vir. Os museus.
Muitas pessoas gostam de museus, outras, não. Mas a diversidade de coisas que podemos encontrar nos museus é o que os torna tão interessantes. Muitos gostam de ver quadros, outros de esculturas, artes antigas, pré-história, até as contemporâneas. Museus nos levam ao aprendizado e muitos deles nos fazem voltar o tempo e tentar imaginar como as coisas eram.
Estando em Oslo, conhecer estes 3 museus se tornam quase que uma obrigação para aqueles que buscam aprender mas sobre a história da humanidade.
A primeira parada foi o museu Viking.



 Neste museu temos exemplares originais de navios e embarcações Vikings, utilizados nas grandes expedições deste povo antigo e tão conhecido. Exploradores e muito temidos.
É um museu diferente, guardam as relíquias de uma época da história que é de fato muito interessante.
Caminhar ao lado destes grandes barcos e lembrar as histórias que o professor contava nos tempos da escola. É como se estivéssemos dentro dos grandes filmes que relatam as histórias dos Vikings.


 O museu abriga os navios e também objetos e meios de transporte antigos que eram utilizados por eles. Desde trenós de madeiras até as roupas, objetos de lutas e batalhas, esculturas talhadas, utensílios domésticos. Uma máquina do tempo que nos leva aos primórdios desta civilização.






 Realmente é fascinante ver estes enormes barcos, já deteriorados pelo tempo, mas conservado o que sobrou nestes museus. Quem gosta de história antiga das civilizações, das guerras que travavam, das conquistas, este museu é o lugar certo. E claro, fazer fotos é um pouco difícil, porque em excursões temos pouco tempo, e temos que fazer várias coisas ao mesmo tempo! Ouvir as explicações dos guias, olhar os detalhes, configurar a câmera! Ufa... você fica extasiado com tantos objetos e tantas histórias que se perde e a vontade é sair clicando tudo para mostrar para todos estas maravilhas!





 Continuando as visitas aos museus de Oslo, outro museu ligado as grandes navegações.
O museu Fram. Fram foi um navio polar construido em 1892. O Navio foi construido para as grandes explorações polares.

 Você pode ver o verdadeiro navio! E ainda entrar nele. Ver por dentro com os olhos dos navegadores, fechar os olhos e se imaginar no meio do polo norte, cercado de gelo! É uma sensação muito legal.





Também o museu dispõe de todo acervo de objetos utilizados pelos navegadores, além de réplicas das espécies de animais polares, em tamanho natural.


 É como estar no polos, mas sem sentir o frio polar.











 E o último museu que vale muito a pena ser visitado é o Kon-tiki.

 Confesso que até então nunca tinha ouvido falar nesta história. E me rendi a esta expedição e esta possibilidade histórica levantada pelo Thor Heyerdahl. Este explorador norueguês, sustentava a teoria que as ilhas da Polinésia poderiam ter sido povoadas pelos povos da América do Sul, especialmente do Peru.

 O museu abriga o barco Kon-tiki. Que foi utilizado pelo explorador norueguês para comprovar a sua teoria. Ele saiu do Peru com destino a Polinésia e levou 101 dias para fazer esta travessia.
 Um barco feito todo de madeira, sendo réplicas dos barcos pré-colombianos, com madeiras mais leves que a cortiça. Era usado para navegar a deriva, sendo levado pelas correntes marítimas.
Barco Ra II.


 Também abriga o barco Ra II,construido com técnicas utilizadas no Egito antigo.


Adicionar legenda
Além dos barcos, réplicas das estátuas de pedra gigantes, encontradas nas expedições arqueológicas na ilha de Páscoa. O que lembra antigas estátuas dos povos Incas do Peru, na América do Sul.

Barco Kon-tiki

 E ainda podemos ver os objetos utilizados pelo explorador, nas viagens que ele fez, e artigos ligados aos filmes que foram produzidos, sendo ele o intitulado " Kon-tiki" lançado em 2012 e que obteve várias indicações ao Oscar e ao Globo de Ouro.





 Viajar já é muito bom, e viajar no tempo, dentro das histórias que estes museus abrigam é fascinante.
Então se um dia visitar Oslo, não pense duas vezes.. vá aos museus e viaje no tempo!!!