quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Helsinque - Finlândia


 Quando ouvimos falar na Finlândia logo lembramos que lá, mora o Papai Noel.
Mas desta vez, vamos "passar" rapidinho pela Capital finlandesa, que fica um pouco distante da Lapônia, região onde "mora" o Papai Noel.
 Em uma visita de apenas um dia, chegando de barco da Suécia, em um breve city tour pela manhã e passeios pela tarde deu para conhecer lugares muito interessantes em Helsinqui.
A primeira parada depois do desembarque foi na Praça onde está localizado o monumento dedicado ao Compositor Jean Sibelius.


 Mais de 600 tubos de aço formam uma inusitada escultura abstrata na praça, O que atrai a curiosos turistas. E mais interessante quando podemos caminhar embaixo e tirar fotos de baixo para cima de diferentes lugares e formar diferentes efeitos.
 Podemos brincar com a imaginação olhando os tubos.



 Além do monumento, temos um busto do Sibelius também em aço.



 O parque é muito calmo e desperta a curiosidade, levando os turistas a aproveitarem bem.


Era um dia de domingo, e como sempre não poderíamos deixar de visitar uma igreja. Essa um pouco diferente, a famosa igreja de Pedra. Como toda Escandinávia, a maioria dos países tem como religião predominante o Luteranismo, essa igreja luterana é muito visitada.Vale a pena lembrar que a população se diz de maioria ateia, vemos isso que são poucos os frequentadores das igrejas, mas aqueles que se declaram religiosos, sendo luteranos, católicos, eles de fato o são, não como aqui no Brasil que se diz católico de "carteirinha"

 A igreja foi esculpida em uma rocha, talvez, lembrando o evangelho que fala para construir a casa sobre a rocha, esses arquitetos foram bem arrojados e construíram a igreja dentro da própria rocha.

 É muito diferente, ela é mais baixa, e o teto é uma cupula de vidro, então toda iluminação durante o dia é natural.

 Outro detalhe interessante, é que mina água das pedras e escorrem sobre elas, mas ao redor de toda parede de pedras existem calhas no chão para onde as águas vão sem inundar a igreja.



 Era um dia de domingo, e o frio do inicio do outono parecia espantar as pessoas das ruas.. havia apenas alguns moradores.. além do nosso grupo outros turistas, e ruas quase que desertas.
A cultura deles é um pouco diferente da nossa. O guia nos contou que um jovem ao completar 18 anos já sai de casa e vai morar sozinho, trabalhar para se sustentar. É motivo de vergonha um jovem com mais idade morar com os pais. Isso traz dois lados, um que incentiva a independência do individuo, para correr atrás dos objetivos, e trabalhar para poder se sustentar. Mas por outro lado, as famílias se "separam" muito cedo, e em lugares como esse, com muito frio, sem religião, pessoas tendem a cair na depressão. E segundo o guia as taxas de suicídio em toda Escandinávia é muito alto.



Mas Helsinque é uma cidade mesmo calma, e nas lojinhas principalmente onde tem polos turísticos sempre encontramos lembrancinhas ligadas ao papai noel, mesmo estando bem longe do tempo do Natal.


O centro da cidade já é um pouco mais movimentado neste dia de domingo. Acreditamos que durante a semana seja muito mais!


Como um país sem religião, não são muitas igrejas. Mas as poucas que tem são muito lindas.
Essa uma catedral luterana, e muito grande e chama atenção pela "brancura"
E



Fica numa praça importante, e um pouco mais no alto, o que a faz ficar mais imponente.





É um passeio gostoso de se fazer.. uma temperatura até agradável, não muito frio como costuma ser. Mas para nós brasileiros.. tem que ter o casaco!


Tudo muito organizado e limpo. Silenciosa, vale a pena visitar a capital Finlandesa.