segunda-feira, 21 de março de 2016

Via Sacra

A cruz, símbolo dos Cristãos.
Entramos na semana mais importante para os cristãos, especialmente os Católicos. A Santa Semana.
Nela todo ano, renovamos a memória da Paixão, morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Filho de Deus. Segunda Pessoa da Santíssima Trindade.

Uma das mais belas celebrações litúrgica da Igreja Católica, no mundo inteiro.

A Sagrada Escritura, a Bíblia, narra os últimos momentos de Cristo, na terra, sua condenação, flagelação, o caminho até o calvário, a crucifixo, a morte, a colocação do seu corpo no sepulcro, e sua Ressurreição no 3º dia. Esse caminho percorrido por Cristo, desde os montes das oliveiras, até sua ressurreição, chama-se Via Sacra. Quem já visitou a Terra Santa, Jerusalém, pode caminhar pelo caminho que Cristo fez há 2016 anos atrás. Quem não pode, revive esse momento, durante a quaresma, e na sexta -feira Santa. Em muitas igrejas, no mundo inteiro, os fiéis,rezam e meditam a Via Sacra de Jesus, e em muitos lugares é encenada, o que podemos refletir ainda mais sobre a verdadeira mensagem que todas essas celebrações, vem mandar pra nós. O Amor!








































 

quinta-feira, 10 de março de 2016

Lá no Interior

 As vezes, é bom sair da rotina e se voltar para o interior.


 Fazer uma breve pausa no cotidiano corrido, barulhento, para ver a vida passar lentamente, ao som dos bichos, respirar um ar puro, e contemplar o silêncio.



 Dizem que viver na roça, temos uma qualidade de vida melhor. Mais calma, mais saudável.


 O contato com a natureza, com a criação. Nos volta o pensamento para o interior, o meu interior.
Quebrando a rotina barulhenta, que não nos permite silenciar e pensar na propria vida.
Voltar a dar valor a coisas simples. A se aborrecer menos, a contemplar uma coisa boa, e valorizar menos o que acontece de ruim ao nosso redor.

 Voltar ao interior é ver como somos amados por Deus. É ver ao seu redor, o dedo de Deus. Cada ser criado, revela sua imagem. Há quem diga que Deus não existe, porém, se volta-se ao interior, e a contemplação de tudo ao seu redor, vemos Deus se revelando para nós.
 A bondade, a singularidade dos bichos, a não preocupação em o que comer o que vestir, onde morar.
Torna tudo mais simples e menos estressante. A natureza reproduz e manda a mensagem para nós : Deus existe, confie nele, e tudo será bom.

 "Olhai as aves do céu, os lírios do campo, não semeiam, não ceifam, mas minha mão os ampara. Vós porem valei mais do que eles".

 A quem iremos? O que precisamos mais, além de confiar que tudo está preparado para nós?


 O interior. O interior tem Deus. O interior mora Deus. Ele se revela para nós.