quinta-feira, 18 de abril de 2013

Edinburgh Castel - Castelo de Edimburg - Escócia


 Viajar pela Europa é como entrar numa máquina do tempo direto para o passado. Mais especificadamente na Idade Média. E estar na capital da Escócia não é diferente.
A principal atração turistica, que recebe em média 1 milhão de turistas por ano, o castelo de Edinburgh é o simbolo não só da cidade como do país.
As  primeiras evidencias na história do castelo aparecem por volta do séc. IX, mais a partir do século XVI ele entra no "cenário" da europa.

 Localizado num antigo vulcão extinto, ele se destaca por ficar no alto cerca de 120 metros acima do nivel do mar.
Ele remota a Idade Media passando por diversos acontecimentos históricos da Escócia. A alta idade média, as guerras de independência da Escócia, o Cerco Lang, a guerra civil, serviu de fortaleza de guarnição, e teve prisioneiros da guerra civil, e da primeira guerra mundial e ainda serviu como albergue para pilotos alemãs durante a segunda guerra mundial.
Hoje ainda estão sediadas no castelo algumas funções militares administrativas.
Mas a visita turistica é o grande objetivo.



 Entrando no castelo podemos ver diversas coisas interessantes, capela com vitrais, as construções de pedra, os salões, as salas que hoje servem de museu, com coroas, objetos utilizados pela nobresa, quadros que contam a história e reis e rainhas que por ali passaram.
 É uma aula de história real. E por cada corredor estreito que passa, pode ver pessoas de diversos países do mundo que vão ao castelo.
 Interessante que podemos ouvir a historia contada atravez do som e de guias que ficam no castelo, além das diversos quadros com textos que explicam o que é o que.

Do alto do castelo podemos ver a cidade de Edinburgh, seus arredores, o mar, a cidade construida entorno deste notavel castelo.

 Definitivamente é muito interessante, andar  pelo castelo e imaginar os reis, servos e pessoas que por ali passaram a centenas de anos no passado.

Além das construções antigas, hoje o castelo tem lojas, cafés, e várias exposições históricas.
Muitas escolas levam os estudantes para ter aulas de história e eles podem ver recriações históricas com personagens vestidos com trajes e armas antigas.





Crianças de escola visitando castelo.

 Mas para minha surpresa e o que me chamou a atenção foram os canhões utilizados nas guerras e que ainda hoje resistiram ao tempo e estão expostos.
Grandes e muito interessantes, são chamados de "Mons Meg". Canhão de cero "quatrocentista" construida na Flandres em 1449 por ordem de Filippe III que ofereceu ao rei Jaime II. Ele fica "apontado" para parte norte da cidade
Este canhão tem cerca de 6 toneladas e suas balas de pedra pesam cerca de 150kg.
É até comico pensar quantos homens eram necessários somente para operar este canhão e levantar uma de suas balas para carregar e disparar.


Mons Meg

 
 Tão grande que cabe uma pessoa dentro dele.


Canhão Mons Meg - 6 Toneladas.



 Enfim, um passeio interessantíssimo, mesmo com todo frio e o céu fechado, ainda dando um clima um pouco sombrio fazendo nos viajar no tempo e imaginar como era e como funcionava.

 A Escócia tem seus encantos, e um deles é este castelo.

Nenhum comentário: