quinta-feira, 25 de abril de 2013

Parque Nacional do Iguaçu - Cataratas Brasil

Quer curtir um passeio inesquecivel? Visite o Parque Nacional do Iguaçu!
Nosso Brasil é muito rico em suas belezas naturais. E ter o privilégio de poder ir a um lugar como esse é muito bom.
O Parque Nacional do Iguaçu preserva e mantem a beleza das Cataratas do Iguaçu. Ele foi criado em 1939. 
 As cataratas são formadas pelas águas do Rio Iguaçu quem em português significa "água grande".

 As quedas podem chegar até 80 metros de altura e largura de 2780 metros.  As Cataratas datam de aproximadamente 150 milhões de anos, mas a formação deste desnivel ou melhor "acidente geográfico" data de  aproximadamente 200 mil anos.
O rio Iguaçu tem cerca de 1200 metros de largura na parte superior das cataratas. Ápos as quedas ele se estreita no canal de  65m de largura. O número de quedas de água no lado brasileiro é menor em relaçao ao lado argentino, no "nosso" lado elas chegam a 800 m e já no lado "de lá" são 1900m. Mas para ver esses 1900m é preciso estar no Brasil, portanto a nossa vista é a mais bonita!!!


 O Parque é muito bem estruturado, além do apoio aos turistas, com lanchonetes, banheiros, guias temos  as passarelas nos levam praticamente dentro das Cataratas! Impossivel sair de lá seco. É uma sensação muito boa e é muito bom sair de lá todo molhado ainda mais se estiver um dia de Sol.

 A e isso é muito importante. Tendo um dia de sol, podemos ver muitos arco-íris, o que deixa o lugar ainda mais lindo!
 É bonito demais e muito interessante, passar literalmente por cima do rio e ver as águas debaixo dos seus pés correndo e descendo nestas lindas cachoeiras. A pessoa sai de lá com novos "ares". Ir lá é entrar em contato direto com a natureza, a criação e com "O Criador". Impossível ir lá e não pensar: - "Meu Deus que bela obra fizestes aqui!"

 E com a ajuda do homem, que tornou o acesso mais fácil, podemos ter este contato maravilho com esta natureza tão linda.

 É um ponto turistico visitado por pessoas do mundo inteiro. Por onde você anda escuta diversos idiomas, mas em cada rosto vemos a mesma língua, a alegria e admiração de tão lindo lugar!

 Realmente é muito gostoso andar pelas passarelas e tomar um banho leve com as águas trazidas pelo vento.
 De fato é uma vista deslumbrante, e uma energia muito boa. A vontade que dá de trazer outras pessoas e falar: "você tem que ir lá! É lindo demais!"



 E para quem gosta de fotos é uma loucura só! São tantas "cenas" que deixa qualquer um que tenha uma câmera na mão em extase e certamente com cartão de memória cheio.

 Não podemos deixar de ir lá e ver como é bonito este lugar.


 Para quem gosta de Natureza as Cataratas, é o lugar perfeito.


quinta-feira, 18 de abril de 2013

Edinburgh Castel - Castelo de Edimburg - Escócia


 Viajar pela Europa é como entrar numa máquina do tempo direto para o passado. Mais especificadamente na Idade Média. E estar na capital da Escócia não é diferente.
A principal atração turistica, que recebe em média 1 milhão de turistas por ano, o castelo de Edinburgh é o simbolo não só da cidade como do país.
As  primeiras evidencias na história do castelo aparecem por volta do séc. IX, mais a partir do século XVI ele entra no "cenário" da europa.

 Localizado num antigo vulcão extinto, ele se destaca por ficar no alto cerca de 120 metros acima do nivel do mar.
Ele remota a Idade Media passando por diversos acontecimentos históricos da Escócia. A alta idade média, as guerras de independência da Escócia, o Cerco Lang, a guerra civil, serviu de fortaleza de guarnição, e teve prisioneiros da guerra civil, e da primeira guerra mundial e ainda serviu como albergue para pilotos alemãs durante a segunda guerra mundial.
Hoje ainda estão sediadas no castelo algumas funções militares administrativas.
Mas a visita turistica é o grande objetivo.



 Entrando no castelo podemos ver diversas coisas interessantes, capela com vitrais, as construções de pedra, os salões, as salas que hoje servem de museu, com coroas, objetos utilizados pela nobresa, quadros que contam a história e reis e rainhas que por ali passaram.
 É uma aula de história real. E por cada corredor estreito que passa, pode ver pessoas de diversos países do mundo que vão ao castelo.
 Interessante que podemos ouvir a historia contada atravez do som e de guias que ficam no castelo, além das diversos quadros com textos que explicam o que é o que.

Do alto do castelo podemos ver a cidade de Edinburgh, seus arredores, o mar, a cidade construida entorno deste notavel castelo.

 Definitivamente é muito interessante, andar  pelo castelo e imaginar os reis, servos e pessoas que por ali passaram a centenas de anos no passado.

Além das construções antigas, hoje o castelo tem lojas, cafés, e várias exposições históricas.
Muitas escolas levam os estudantes para ter aulas de história e eles podem ver recriações históricas com personagens vestidos com trajes e armas antigas.





Crianças de escola visitando castelo.

 Mas para minha surpresa e o que me chamou a atenção foram os canhões utilizados nas guerras e que ainda hoje resistiram ao tempo e estão expostos.
Grandes e muito interessantes, são chamados de "Mons Meg". Canhão de cero "quatrocentista" construida na Flandres em 1449 por ordem de Filippe III que ofereceu ao rei Jaime II. Ele fica "apontado" para parte norte da cidade
Este canhão tem cerca de 6 toneladas e suas balas de pedra pesam cerca de 150kg.
É até comico pensar quantos homens eram necessários somente para operar este canhão e levantar uma de suas balas para carregar e disparar.


Mons Meg

 
 Tão grande que cabe uma pessoa dentro dele.


Canhão Mons Meg - 6 Toneladas.



 Enfim, um passeio interessantíssimo, mesmo com todo frio e o céu fechado, ainda dando um clima um pouco sombrio fazendo nos viajar no tempo e imaginar como era e como funcionava.

 A Escócia tem seus encantos, e um deles é este castelo.