sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Mais um pouco da Escócia - Castelos Medievais.

 Voltando para Escócia, e não podia deixar de falar dos caminhos que nós leva ao famoso Lago Ness.
 A ansiedade por querer ver o famoso Monstro, desvendou belezas ainda mais empolgantes.



 Estradas estreitas e cheias de curvas, mas que a cada momento revelava lindas paisagens. Encantador e surpreendente.

 No meio do caminho você se depara com um escocês, vestindo a roupa tipica o famoso "Kilt" e tocando a gaita de fole... podemos viajar na imaginação e mergulhar na cultura desse país tão encantador. Mesmo com frio de quase 0 graus em plena primavera européia, o Escocês está ali no meio da estrada, ao redor somente as montanhas e a brisa gelada.... fantástico.
 Nosso primeiro destino o Eilean Donan Castle, um dos castelos mais famosos e fotografados da Escócia.
Construído no século XIII para proteger a região das investidas dos Vikings, foi reformado e hoje é lugar de visitação.



 Também este castelo foi cenário para muitos filmes, um dos mais famosos e que muitos chegam a chamar de o castelo de Highlander. Nele também  acontece muitos casamentos.







 Outro castelo muito famoso e visitado, a beira do Lago Ness o  Castelo de Urquhart. 
 Este também construído no século XIII e foi um dos maiores castelos da Escócia e um dos mais importantes nas lutas pela independência da Escócia.
 Suas ruínas podem ser visitadas, por cinco pavimentos e ainda conta com videos que narram a história desse lugar.










 De fato é um pais encantador.. e dá vontade de voltar e passar ao menos uma semana nesta região dos lagos. Descansar na paz, pescar peixes e entrar em profunda sintonia com a natureza.




segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Paraty - RJ - Parte 2

 A cidade de Paraty, localizada no sul do estado do Rio de Janeiro, é muito antiga.
Sua fundação foi em 1667. A cidade é de grande importância histórica.
 Suas ruas ainda hoje conservam o ambiente histórico e cultural que a cidade tem.
A economia gerada no passado em torno da plantação da cana-de-açúcar, trouxe para a cidade a fama de ter as melhores cachaças.

 Voltando no tempo, no século XVII, podemos destacar a cidade como importante porto de escoamento do ouro que vinha das Minas Gerais. Pedras preciosas eram levadas atravéz do porto de Paraty para Portugal. O caminho do ouro que ainda hoje podemos percorrer, foi "desativado" na época após investidas de piratas que roubavam o ouro e as pedras preciosas. Levando assim a cidade ao abandono econômico.
 Mas hoje a cidade tem grande valor principalmente pelo turismo. Milhares de turistas vindos de diferentes lugares do mundo visitam Paraty ao longo do ano.
A cidade tem muitos atrativos, além das praias, ilhas ela tem uma vocação cultural muito grande.
Durante todo o ano temos várias programações como o festival da Cachaça, a festa da Padroeira Santa Rita de Cassia e a mais famosa de todas a FLIP - Feira Literária de Paraty. Que traz para cidade muitos turistas.

 Por onde você anda na cidade podemos ver a cultura na rua. Os casarões antigos, as igrejas. Os índios que ainda vivem ali e vendem seus artesanatos. A noite também é muito badalada. Com bares e boates para todos os gostos e idades. Sempre podemos encontrar alguém tocando violão, ou um grupo apresentando danças tipicas. É uma cidade realmente encantadora.
 Suas ruas ainda conservam as pedras Pé-de-Moleque. E o transito de automóveis é proibido no centro histórico. Guardando e conservando assim essas relíquias históricas.


 Muitos procuram a cidade para descansar, conhecer a cultura e tomar uma boa cachaça.
São inúmeros os meios de hospedagem, com pousadas e hotéis com preços que variam muito para cada um poder escolher a sua melhor maneira de se hospedar.
 Os passeios são sempre muito agradáveis, podendo escolher em ir para as ilhas, mergulhar em meio aos peixes e tartarugas, também quem prefere pode deliciar-se nas cachoeiras ou visitar um alambique de cachaça.

 Atrativos não faltam. Sem dúvida é uma ótima opção para o turismo. Quem vai não esquece mais.