domingo, 4 de junho de 2017

Varsóvia


SIM! Um dia é muito pouco para ver tanta coisa na capital polonesa.
A ocasião não permitiu mais tempo, e deixou um gostinho de que vou voltar com certeza!

Diante de tantas belas capitais europeias, eu nunca estive tão ansiosa para visitar a capital polonesa.
Desde a adolescência, graças a missionários poloneses, ouvia falar da Polônia, de uma forma que poucos ouvem. E fui gostando e já amando esse país e suas histórias. 

Conhecer Varsóvia não era só mais um tour por uma bela cidade europeia. Mas ver com os meus próprios olhos o cenário de tantas histórias, e que histórias!
Toda Europa esteve envolvida nas grandes guerras, mas a Polônia tem uma história que toca profundamente e nos faz pensar e refletir, e admirar o seu povo.

Tombada pela Unesco, com monumentos e construções muito significativas, Varsóvia como muitas outras capitais, combina o moderno e o antigo de forma harmônica. A cidade completamente destruída na segunda guerra mundial, hoje nem parece que milhares de bombas caíram dos céus em suas ruas.  


As histórias tristes dos capítulos mais duros da segunda guerra, hoje são substituídos pela beleza, alegria e a visita de muitos turistas.


Caminhar num belo dia de sol, pelas ruas de Varsóvia é muito agradável.










Quanta história tem essa cidade, passando pelo gueto de Varsóvia, a catedral, e construções da era comunista, mostra quão valente e patriota é o povo polonês.









A visita foi curta, e um pedido de retorno para ficar mais dias, e visitar os diversos museus, igrejas e palácios é mais do que uma vontade de voltar, e sim uma certeza, eu voltarei!!


Nenhum comentário: