domingo, 11 de dezembro de 2016

Roma - Itália

 A Roma, Roma! A cidade eterna! Anos e anos de história!
 Para começar este post, apenas um parêntese, pois este blog que foi criado por mim, não é um blog histórico, ou preocupado em detalhar datas, estimativas populacionais, ou dar dicas de hotéis, ônibus, voo, o que comer, o que fazer. Claro que, achando conveniente, colocar algumas dessas informações para que fique ainda melhor, sem dúvidas, mas o ponto é que, não será voltado exatamente para uma ou outra coisas. Fotos e Fotos, vai falar do que vier na telha ao postar sobre uma ou mais fotos. De viagens, de situações. A foto é uma arte, e muitas vezes, veremos aqui no blog post somente com fotos, sem nada escrito, pois as fotos por si só, já "falam" muito. E os interessados em dicas de turismo, ou onde ficar, pode entrar em contato por email, afinal, trabalho na agencia de viagens e posso orientar melhor com meu trabalho, aqui é para relaxar = )

 Estar na cidade eterna, é voltar ao passado, no presente. Contraditório?! Mas é isso. Andar pelas ruas, contemplar o Coliseu, o Foro Romano, o Panteon, a Fontana de Trevi, tantas construções antigas, mas conservadas, que nossos olhos podem ver e nossa mente imaginar, o império romano, os soldados, o povo, que viveu nesta cidade, nascida de uma lenda, da Loba, Remo, Rômulo, a gente se perde em meio a tantas construções, tantas informações. O guia de turismo tem que ser muito bom! Enquanto fotografa, estamos contemplando, observando e escutando o guia, procurando melhor ângulo, desviando de outros turistas.


Roma é fascinante. A melhor aula de história, é a aula pratica. Quem poderia mudar nossa educação, para uma eterna viagem? Sair dos muros das escolas e aprender caminhando nos lugarem onde a história aconteceu?! É demais. E estar em Roma, para quem é cristão, e católico, praticante, é um entrar e sair de êxtases que não tem explicação. Ali, o berço da igreja, onde o apóstolo e santo Pedro, morreu, onde Paulo combateu o bom combate! E tantos e tantos outros santos, encontram-se sepultados, embora suas verdades ainda permaneçam vivas, é indescritível. Ao entrar no Vaticano, o menor país do mundo, (isso mesmo, Roma ainda tem um pais dentro dela), era de arrepiar.



 Sim, arrepiar, mesmo com o calor insuportável que passamos, beirando os 40 graus, e já quase mudando a música de Rio 40 graus... para Roma 40 graus....., visitar o Vaticano e os lugares da fé católica, arrepiava mesmo os mais crentes (como eu), as lágrimas rolavam pelo rosto sem nem precisar fazer muito esforço.

 Roma a pé, Roma de metrô, de taxi, de ônibus de turismo. De qualquer jeito, íamos e mesmo com tanto calor, e com roupas adequadas para entrar e sair das igrejas, não tinha o porque de reclamar de nada! O tudo que essa cidade nos transmitia historicamente e espiritualmente falando, aff... só estando lá para sentir mesmo.

 Eu queria levar a minha familia inteira para que pudessem partilhar do mesmo sentimento, infelizmente não venci a mega sena, mas quem sabe um dia!
 Ir a Roma e não ver o Papa. Foi isso que fizemos. Nesta viagem em particular, o objetivo era mesmo Roma, pois o Papa iríamos ver num pais não menos interessante e Santo, a Polônia, estavamos as portas da Jornada Mundial da Juventude em Cracóvia, e Roma fazia parte do inicio dessa peregrinação. E começar por Roma, foi a melhor coisa do mundo, nela em 1984, o Papa S. João Paulo II, iniciou as JMJs. Podia ser lugar melhor?

 A falando nisso, a basílica de são Pedro, sim, imperdivel. Mesmo você não sendo católico, vale a pena ir, pela história, cultura e toda arte. Não é todo dia que de pode contemplar uma Pietá original...


 O santo mais famoso do nosso século, também está lá sua sepultura em destaque, muito procurada, e a fila de fiéis rezando aos seus pés, de joelhos o melhor ângulo para essa foto ai... em meio a orações e fotos, vamos lembrando de muitas imagens do Papa Peregrino e de tanta coisa boa que ele nos deixou!
 É uma terra Santa!

 Apenas 2 dias, definitivamente, não dá para ver tudo que tem em Roma. Precisaríamos no mínimo 2 dias só para o Vaticano! E mais uns 5 para toda a Roma. Nosso roteiro era muito longo, iríamos ainda para mais 3 países e tantas outras cidades, então foi apenas o cartão de visita e um volte logo, passar por Roma e poder vivenciar tantas emoções e sentimentos. Tantas boas recordações.







 A sim, porque não uma dica?! ;) Roma é muito muito quente no verão! E fica lotada. Se quer visitar com calma, sem morrer de calor, não vá no mês de Julho. Setembro, Outubro. Ou Abril, Maio.
No verão é alta temporada, tudo é mais caro, além de ser mês de férias, e praticamente todos europeus lotam Roma. Então.. se quer ir, não vá no verão. A não ser que adore calor, humano e do sol, hehehehe. Aqui no Brasil já temos de sobra..!!!


Nenhum comentário: