domingo, 25 de março de 2018

Mostar


O caminho de Sarajevo para Mostar já é um encanto a parte. Com o rio as margens da rodovia, cercado por belas montanhas é uma otima composição para uma bela fotografia.




 A cidade é conhecia pela sua velha ponte do século XVI, sobre o rio Neretva. Ela havia sido completamente destruida na guerra que assolou a Bósnia entre 1992 e 1995. Ela foi reconstruida em 2004.



 Além da ponte o centro histórico também é muito bonito, e foi tombado como patrimonio mundial pela Unesco. As construções otomanas chamam a atenção e parece levar para uma máquina do tempo. Olhando ao redor poderá ver uma mesquita mulçumana ou uma igreja cristã.  E muitas lojinhas, o turismo é a base de sustento dessa cidade.







 Outra atração da "Stari Most" a ponte são os mergulhos Muitas pessoas principalmente os locais, não se intimidam com a água gelada do Rio, e vão até o topo da Ponte para saltar nas águas. Assim desde 1969 existe uma competição de saltos todo o verão. Olhando o Rio Neretva, com águas limpas e claras, até da vontade de pular, mas quando chega no ponto mais alto da ponto, falta a coragem! Somente mesmo para corajosos encarar esse desafio.












 A cidade vem se tornando grande destino turistico para quem visita a Bósnia e também a Croácia, e perto dali em Medjugore, fica o maior santuário cátolico da Bósnia.




Nenhum comentário: